14 medidas para evitar o câncer

Câncer é o nome dado para mais de 100 enfermidades. Confira algumas medidas simples para evitar este mal.

É possível com algumas medidas simples evitar o câncer.

O câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que, em comum, apresentam o crescimento desordenado das células de determinado tecido ou órgão. Trata-se de uma doença cada vez mais comum, que pode afetar pessoas de todas as idades.

No Brasil, de acordo com o IBGE, o câncer é responsável por 15,6% da mortes, perdendo apenas para doenças cardiovasculares (como infarto e hipertensão arterial). Algumas medidas simples podem ser adotadas para evitar ou reduzir as probabilidades de desenvolver esta enfermidade.

A multiplicação celular é um fato normal no desenvolvimento e na regeneração do nosso organismo – as células da mucosa gástrica (a parede interna do estômago), por exemplo, são substituídas, em média, a cada duas semanas.

O problema surge quando o crescimento se torna maligno e as células cancerosas formam tumores ou neoplasias, prejudicam o funcionamento de algum órgão e, às vezes, invadem outros (é a metástase). Quando o câncer tem início em tecidos epiteliais, como a pele ou as mucosas, é denominado carcinoma. Quando atinge tecidos conjuntivos, como ossos, músculos e cartilagens, é chamado sarcoma.

O que causa o câncer?

As causas do câncer são variadas e podem ser genéticas, ambientais e até mesmo sociais e culturais. O tabagismo, por exemplo, é reconhecidamente um fator que desencadeia o câncer de pulmão.

Alguns fatores ambientais, como a exposição prolongada ao Sol ou a algumas substâncias químicas, podem gerar um tumor maligno.

Conheça algumas medidas para evitar o câncer

Pare de fumar

O tabagismo é reconhecidamente um fator que desencadeia o câncer de pulmão. Deixe o cigarro e evite sempre que possível o contato com fumantes. O tabagismo é responsável por todos os casos de câncer de pulmão, 90% entre os fumantes e 10% entre os que sofrem com o fumo passivo.

Tome cuidado com o Sol

A exposição prolongada ao Sol pode gerar um tumor maligno na pele. Evite se expor ao Sol entre as 10h e 16h (11h e 17h no horário de verão) e use sempre filtro solar compatível com o seu tipo de pele. Lembre-se: toda luminosidade – inclusive a de telas de computadores e smartphones exige proteção para a pele.

Evite o consumo de bebidas açucaradas

Bebidas açucaradas, refrigerantes e sucos industrializados, além de aumentarem o risco de diabetes tipo 2, podem levar a mortes prematuras por doenças cardíacas e também são responsáveis por aumentar as chances de ter câncer.

Veja também: Conheça o Diabetes Controlada do Dr. Rocha.

Vacina contra o HPV

O HPV (papilomavírus humano) é um vírus responsável pelo câncer de colo de útero, ânus e garganta (laringe e traqueia), entre outras doenças. Este vírus pode ser prevenido com a vacinação, mas esta deve ocorrer cedo: aos nove anos para as meninas e aos 11 para os meninos. Adolescentes e adultos devem se submeter a check-ups regulares para se proteger.

Não exagere no álcool

Cada vez mais, a ciência vem comprovando a relação entre câncer e bebida alcoólica. Para evitar o câncer (que pode afetar diversos órgãos humanos), limite o consumo de bebidas alcoólicas, que não deve superar uma vez por semana, sempre com moderação.

Reduza o consumo de carnes gordurosas

Na verdade, todos os alimentos gordurosos podem causar câncer. Portanto, adote uma alimentação saudável, rica em frutas, verduras, grãos e leguminosas e reduza o consumo de carne, de alimentos processados e de embutidos.

Dê preferência aos produtos orgânicos

Sempre que possível, dê preferência aos produtos orgânicos. Os agrotóxicos, que estão presentes na maioria dos hortifrútis vendidos no país (o Brasil é o maior consumidor de defensivos agrícolas do mundo), estão comprovadamente ligados ao surgimento de neoplasias.

Mexa-se!

O sedentarismo pode causar diversos tipos de câncer. Por isto, é importante incluir atividades físicas no dia a dia – para os iniciantes, 30 minutos diários são suficientes. Os melhores exercícios são os aeróbicos: caminhadas, corridas, pedaladas e natação.

Durma bem

Dormir de sete a oito horas por noite também ajuda a evitar o câncer, porque fortalece o sistema imunológico. Deve-se atentar para a qualidade do colchão e do travesseiro, além de apagar todas as luzes do quarto e garantir a ventilação.

Mantenha a forma

Manter o peso ideal é fundamental para evitar o câncer. Um levantamento do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA realizado em 2017 demonstrou a associação entre câncer e sobrepeso ou obesidade. Os tumores mais incidentes são os de cérebro, cólon, esôfago, estômago, fígado e mama, em mulheres na fase da menopausa.

Não consuma suplementos sem indicação

O consumo de suplementos alimentares sem recomendação médica não é indicado para evitar o câncer, nem mesmo no caso dos produtos fitoterápicos. Em algumas fases da vida, como infância, velhice e gestação, pode ser necessário suplementar a nutrição, mas sempre com a indicação de um médico ou nutricionista.

Evite o excesso de adoçantes artificiais

O consumo excessivo de adoçantes artificiais está associado ao desenvolvimento do câncer. Os edulcorantes presentes em produtos formulados com sorbitol, aspartame, ciclamato, sacarose e sacarina podem causar problemas no sistema digestório e aumentar a possibilidade do surgimento dos tumores. Vale lembrar que estas substâncias estão na composição de diversos produtos diet, light e zero.

Desconfie dos tratamentos alternativos

Na internet, é possível encontrar artigos indicando diversas substâncias para combater o câncer – em alguns casos, em apenas alguns dias. Não existem estudos científicos confirmando o uso de vitamina C, aloe vera (babosa), ginseng na prevenção ou combate ao câncer. Siga sempre as orientações dos especialistas.

Viva bem

Uma última dica importante: procure eliminar fatores de estresse, adquira hobbies, namore bastante, faça exercícios físicos. Uma vida de qualidade é a melhor garantia para a manutenção da saúde.

Conhece outra medidas? Comente! Não esqueça de também compartilhar! Obrigado!

Também Recomendamos

Deixe uma resposta