Dicas para eliminar verrugas

Verrugas são tumores benignos de pele. Confira algumas dicas para eliminar este problema.

As verrugas são causadas por micro-organismos do gênero Papilomavirus. O condiloma acuminado é a mesma infecção (e tumor), mas surge na mucosa genital ou oral (nestes casos, para eliminar as verrugas, é necessário o acompanhamento médico).

Alguns serotipos do Papilomavirus são também causas importantes de alguns tipos de câncer, notadamente os de pênis, de ovários e do colo do útero. O HPV (Human Papilomavirus) comprovadamente é responsável pelo câncer de colo do útero, mas é exterminado através de imunizações virais e seus reforços.

Não há estatísticas definitivas, mas aparentemente as crianças são mais suscetíveis às verrugas. A causa mais provável é o não amadurecimento do sistema imunológico, que se completa por volta dos 18 anos. Pessoas com imunidade baixa (como os portadores do HIV) também costumam sofrer mais com estes tumores.

Algumas atitudes simples ajudam a prevenir e também a eliminar o surgimento de verrugas. É necessário controlar a alimentação, hidratar-se de maneira adequada e consumir suco de limão, ingerindo-o regulamente e utilizando-o para tratamento tópico. Lembre-se: ao aplicar o suco cítrico na pele, não se exponha ao Sol, para evitar manchas cutâneas.

Alguns alimentos são úteis para tratar verrugas. É o caso, por exemplo, do alho, batata-doce, batata inglesa, massas integrais (pães, bolos, macarrão, etc.), arroz integral, frutas cítricas (laranja, acerola, tangerina, etc.) e sementes de girassol.

O tratamento contra as verrugas

As verrugas são crescimentos anômalos que ocorrem na pele. Na maioria dos casos, os tumores não causam dor, mas, apesar da aparência inofensiva, é necessário tomar cuidado para tratá-las. Alguns tipos de verrugas são contagiosos e as recidivas, depois do tratamento, são bastante comuns.

Depois de extrair as verrugas, é necessário higienizar muito bem a região, para que o problema não ocorra no mesmo local, e também para impedir infecções, uma vez que, mesmo com a eliminação com o uso de produtos tópicos, ocorre laceração da pele, inclusive em camadas mais profundas.

Existem muitas receitas caseiras, baratas e simples de executar. Elas eliminam as verrugas do rosto, braços, pernas, mãos e pés com eficiência, mas, se o quadro persistir, é necessário consultar um especialista. Verrugas nos membros inferiores são mais raras.

Confira algumas opções de tratamentos para eliminar verrugas

O alho

Um componente do alho, a ajoene, é um antioxidante com propriedades anticoagulantes. Além de eliminar verrugas, os dentes de alho colaboram para evitar doenças cardiovasculares e cerebrais, úlceras gástricas, alguns tipos de câncer (pele, mama, estômago e cólon especialmente) e infecções por fungos, como a vaginite e o pé de atleta.

Para eliminar verrugas, moa um dente de alho até obter uma massa espessa e aplique-a sobre o tumor. Cubra a pasta com gaze e deixe agir durante a noite toda. No dia seguinte, limpe bem a região. Repita o procedimento diariamente, até que as verrugas sequem e caiam. O tratamento com alho impede que as verrugas se desenvolvam no mesmo local.

Suco de limão

O limão é uma fonte importante de vitamina C: previne gripes, resfriados e verrugas. Para reduzir os riscos, é necessário consumir o suco ou temperar saladas diariamente. A fruta também fornece cálcio, ferro e fósforo. O limão também ajuda a emagrecer (é um alimento termogênico) e apresenta propriedades desintoxicantes, sendo especialmente benéfico para o bom funcionamento do fígado.

Para eliminar verrugas, embeba uma mecha de algodão no suco e aplique sobre o tumor, esfregando por alguns segundos em movimentos circulares. Repita o procedimento três vezes por dia, até que as verrugas escureçam, sequem e caiam. O ácido cítrico do limão age profundamente, fornecendo nutrientes para as células epiteliais e impedindo as recidivas.

A babosa

Também conhecida como aloés e gel natural, a babosa é nativa do norte da África e aclimatada em diversas regiões tropicais. A planta é utilizada para problemas de pele (acne, queimaduras, psoríase, hanseníase, etc.) e há estudos sobre a sua eficácia no combate ao câncer, principalmente nas vias respiratórias superiores.

Os efeitos para eliminar verrugas já são clinicamente comprovados. Pegue uma folha de babosa e corte-a no sentido longitudinal, para extrair o gel. Aplique sobre os tumores com o auxílio de uma bolinha de algodão e deixe agir por dez minutos. Repita o procedimento diariamente.

Cascas de banana

Apesar de quase sempre serem tratadas como lixo, as cascas de banana têm diversas utilidades terapêuticas. Ácido salicílico, potássio, magnésio e vitaminas B6 e B12 são os princípios ativos responsáveis pela eficácia dos tratamentos. Além das verrugas, as cascas de banana são úteis para combater a acne, as picadas de insetos e as linhas de expressão.

É a parte interna das cascas que deve ser empregada. Corte um pedaço para cobrir completamente a verruga e prenda-o com esparadrapo. O curativo deve ficar em contato com a pele durante oito horas, quando deve ser substituído até que a verruga fique completamente seca (o tratamento dura duas semanas, em média). Depois da retirada, a casca fica enegrecida e a verruga, esbranquiçada.

Bicarbonato de sódio

Um verdadeiro curinga, o bicarbonato de sódio é um composto cristalino de cor branca, solúvel em água. O pó, que pode ser utilizado para neutralizar maus odores, amaciar carnes, levedar massas, amenizar dores de estômago, absorver a umidade de armários e gavetas e substituir o desodorante, também elimina verrugas.

Dissolva uma colher (sopa) de bicarbonato de sódio em um copo (200 ml) de água morna. Lave a região da verruga com a mistura e deixe que a área afetada seque naturalmente. Não retire o excesso de pó, que continuará agindo no combate ao tumor. O procedimento geralmente precisa ser repetido diversas vezes, até que o problema seja eliminado.

Óleo de rícino

A mamona é uma planta nativa da África, bastante comum também no Brasil. O óleo das sementes (óleo de rícino) é conhecido em função das suas propriedades purgativas, largamente utilizado para tratar prisões de ventre. As sementes não devem ser consumidas in natura, pois apresentam uma proteína, a ricina, altamente tóxica: purificada, a ricina é mortal mesmo em pequenas doses.

Para eliminar verrugas, misture fermento químico (utilizado para assar bolos e tortas) com óleo de mamona, até obter uma pasta consistente. Aplique a mistura sobre os tumores e cubra com gaze. O ideal é passar a noite com a pasta de óleo de rícino em contato com a pele, retirando-o pela manhã e higienizando a região tratada. Em muitos casos, as verrugas caem na primeira aplicação.

Vitamina E

Para este tratamento, é necessário adquirir comprimidos de vitamina E. rompa três ou quatro cápsulas, esfregue o óleo e cubra a região afetada. Repita o procedimento três vezes por dia, mas reserve o período da noite para que a pele possa respirar livremente.

A vitamina E, presente nos óleos vegetais, gérmen de trigo, frutas oleaginosas e vegetais verde-escuros (como a couve e o espinafre), apresenta propriedades antioxidantes e fortalece o sistema circulatório, impedindo a agregação de plaquetas. O consumo destes alimentos ajuda a prevenir a ocorrência das verrugas.

Cenoura

Quando se trata de benefícios à saúde, esta raiz é multifuncional: fornece antioxidantes, fibras solúveis, vitaminas A e C, sais minerais e betacaroteno, que melhora a saúde dos olhos e da pele. Além disto, o vegetal apresenta propriedades antissépticas e reguladoras da corrente sanguínea. Conhecida desde a Antiguidade, a cenoura é consumida crua, ralada, em purês, sopas e refogados.

Para eliminar verrugas, rale uma cenoura e misture com azeite, até formar uma pasta. Aplique a mistura sobre as regiões afetadas, esfregando-a durante 30 minutos, duas vezes por dia, enxaguando em seguida. As verrugas caem em duas ou três semanas.

Também Recomendamos

Deixe uma resposta