Aprenda a fazer um sabonete artesanal para peles especiais

Peles delicadas e com dermatite podem sofrer reações a determinados ingredientes químicos.

Pessoas que sofrem de dermatite ou têm a pele muito delicada precisam usar sabonetes compostos de ingredientes naturais. Alguns componentes químicos presentes nas fórmulas são mais agressivos e peles sensíveis não toleram estas substâncias. Sabonetes que contêm sulfato, álcool ou perfumes sintéticos devem ser evitados.

Nas prateleiras das farmácias e supermercados nos deparamos com muitos sabonetes cujas substâncias são alardeadas como naturais. Porém, não vá atrás disto. Nem todos os componentes são tão naturais assim. A partir de agora você irá aprender como preparar na sua própria casa um sabonete caseiro com propriedades hidratantes, equilibrantes e calmantes. Confira abaixo as propriedades de cada ingrediente do sabonete caseiro:

GLICERINA

Os produtos cosméticos têm em sua composição a glicerina. A diferença para outras substâncias é que o produto confere umidade e elasticidade à pele. Também ajuda no combate ao envelhecimento celular e os seus efeitos calmantes atuam sobre alguns problemas da pele. Para preparar o sabonete compre glicerina pura, sólida e sem perfume.

MANTEIGA DE CACAU

Composto por azeite, a manteiga de cacau é bem nutritiva e rica em antioxidantes, minerais e vitaminas. Graças a eles, a pele fica rejuvenescida e ganha mais elasticidade. O sabonete fica mais firme graças à manteiga de cacau.

ARGILA BRANCA, ROXA OU ROSA

A versão pó é muito utilizada para tratar de peles delicadas ou com dermatite. A argila é rica em minerais, combate a oleosidade e não altera o pH da pele.

ÓLEO DE AMÊNDOA

O óleo de amêndoa deixa a pele mais suave e hidratada, prevenindo contra irritações e inflamações. É indicado para peles com dermatites, eczemas, psoríase, coceira, herpes, queimaduras e cicatrizes.

ÓLEO ESSENCIAL DE LAVANDA

Qualquer tipo de pele é beneficiada com o óleo de lavanda, graças as suas propriedades reguladoras, equilibrantes, antissépticas e calmantes. Previne também contra rugas, estrias e atenua as cicatrizes.

COMO PREPARAR O SABONETE CASEIRO

  • – 1 pedaço de glicerina (100 a 120 gramas)
    – 4 colheres de manteiga de cacau
    – 2 colheres de sopa de óleo de amêndoa
    – 2 colheres cheias de argila branca, rosa ou roxa em pó
    – 15 gotas de óleo essencial de lavanda

Derreta, em banho-maria, a glicerina e a manteiga de cacau. Assim que ficarem líquidas, baixe o fogo somente para manter o calor.

Acrescente o óleo de amêndoa e a argila em pó. Misture bem, retire do fogo e adicione o óleo de lavanda. Ponha a mistura nos moldes dos sabonetes. Quando esfriar, desenforme e os seus sabonetes estão prontos para serem usados.

Também Recomendamos

Deixe uma resposta