Remédios caseiros para calcanhares ressecados

Calcanhares secos e rachados podem ser dolorosos.

Quem já conviveu com calcanhares muito ressecados e rachados sabe o quanto o aspecto é ruim, com o agravante de serem dolorosos. Alguns problemas relacionados à saúde podem acarretar o problema, mas geralmente a grande causa é o uso de calçados abertos ou caminhar com os pés descalços.

A solução convencional é usar sapatos fechados e passar cremes hidratantes diariamente. Porém, tudo isto pode ser resolvido com remédios caseiros que trarão mais suavidade para seus pés. Confira:

PEDRA-POMES E BANHO DE PÉS

Faça este procedimento antes de dormir. Coloque os pés em uma bacia de água quente, de quinze a vinte minutos. Após, esfregue os calcanhares com pedra-pomes. Tenha cuidado para não machucar demais as áreas com rachaduras. As células mortas dos pés irão ser removidas aos poucos, deixando-os mais suaves e delicados. Seque-os com uma toalha macia e aplique um creme hidratante. Repita o procedimento todas as noites até os pés ficarem lisinhos e macios.

PARAFINA

É muito usado para as mãos ressecadas, mas você pode aplicar também nos pés. Coloque parafina em um ou dois copos, conforme sua necessidade, e adicione uma colher de azeite de coco ou oliva. Deixe em banho-maria até se derreter. Mexa bem até ambos os ingredientes se misturarem e transfira para uma bacia ou recipiente onde caibam os dois pés. Observe para que parafina não esteja muito quente e líquida para os pés não queimarem. Mergulhe os pés por meia hora e não reutilize a mistura.

CREME DE ABACATE E BANANA

Misture metade de um abacate com uma banana inteira e passe nos pés, envolvendo-os como se fosse uma máscara. Cubra com um filme-plástico e aguarde entre vinte a trinta minutos. Repita o procedimento de duas a três vezes por semana até os resultados serem alcançados.

ESFOLIANTE DE LIMÃO

Este remédio natural é muito eficiente para remoção da pele morta dos calcanhares. Recomenda-se não aplicar a solução em peles que estejam com muitas rachaduras, caso contrário irá arder muito. Coloque em um recipiente meio copo de açúcar com um quarto de copo de suco de limão. Mexa bem até se misturar e aplique nos pés, massageando os locais ásperos e secos com movimentos circulares. Remova com bastante água e repita o procedimento diariamente até a pele se renovar e ficar macia.

AZEITE DE COCO

Muitas pessoas estão maravilhadas com as propriedades do azeite de coco e, sem dúvida nenhuma, para os pés ele é muito eficiente. Massageie-os todas as noites com o azeite e antes de dormir, calce meias. Assim, além de reter água, o produto age eliminando a células mortas.

PASTA DE LIMÃO PAPAIA

É facílimo de fazer! Amasse um pedaço de papaia e faça dele um purê. Aplique nas partes mais ressecadas e duras das solas dos pés. A fruta nada mais é que um esfoliante natural, muito eficaz na renovação da pele. Pode ser usado inclusive se a pele estiver aberta, já que o mamão tem poder de reparar os tecidos.

ÁGUA DE ROSAS E GLICERINA

É bastante eficiente para suavizar as mãos, mas serve também para amaciar os pés. Coloque pétalas de rosas dentro de um copo de água fervente. Aguarde esfriar e depois coe. As pétalas são descartadas e somente a água será utilizada. Ponha duas colheres de glicerina na água de rosas e passe a mistura nos pés limpos todas as noites. Calce meias e só as retire no dia seguinte ao acordar. Faça este procedimento por três noites seguidas. Após este período, mergulhe os pés dentro de uma bacia com água morna por dez minutos. Passe pedra-pomes para suavizar a pele. Continue usando a mistura para os pés permanecerem macios.

MEL DE ABELHA

Coloque um copo de mel dentro de uma bacia com água morna e mexa bem. Deixe os pés repousarem por meia hora. Após, remova os restos de pele morta usando pedra-pomes. Enxágue os pés e seque-os bem.

MANTEIGA DE CACAU

Passe uma boa quantidade de manteiga de cacau nos calcanhares e solas dos pés antes de dormir. A manteiga de cacau é um ótimo hidratante e vale a pena experimentar.

Também Recomendamos

Deixe uma resposta