Evite o câncer de pâncreas alimentando-se da maneira correta

O câncer de pâncreas é mortal na maioria dos casos.

O pâncreas é uma glândula que mede entre 15 a 25 centímetros de extensão. Ela se localiza no abdômen, atrás do estômago e entre o duodeno e o baço. Uma das suas funções é produzir insulina e enzimas que facilitam a digestão e a absorção dos alimentos.

Após o câncer do pulmão, os tumores do pâncreas são os mais mortais. O diagnóstico deste tipo de câncer é bem difícil devido a localização da glândula e os sintomas infelizmente aparecem quando o caso já está bem avançado e com chances de cura mínimas.

Confira os principais fatores de risco:

– Hereditariedade;
– Sofrer de diabetes por longo tempo;
– Ser fumante;
– Ter pancreatite crônica.

Os principais sintomas do câncer de pâncreas são perda de apetite e de peso, fraqueza, diarreia e tontura.

74% dos pacientes que sofrem deste tipo de câncer não sobrevivem nas primeiras fases do tratamento e somente 5% consegue sobreviver por mais de cinco anos. Apenas por estes dados já é possível ver o quanto a doença é mortal. A causa do surgimento dos tumores não está bem explicada, mas estudos recentes afirmam que o consumo de carnes processadas vermelhas e bacon contribuem bastante para o surgimento e desenvolvimento dos tumores.

As pesquisas também apuraram o seguinte: indivíduos que consomem duas fatias de bacon e uma salsicha todos os dias aumentam em 19% os riscos de câncer no pâncreas. Adicionadas mais 120 gramas de carnes vermelhas durante cinco dias da semana, a percentagem aumenta para 29%. Como você pode ver, cuidar da alimentação é fundamental, uma vez que os estudos encontraram uma relação entre tumores pancreáticos e o consumo de comidas processadas derivadas de carnes vermelhas. Entre elas estão os hambúrgueres, salsichas e os embutidos.

Uma substância chamada nitrato está presente nas carnes processadas. É ela a responsável por dar o tom vermelho. Evite o seu consumo, pois ela é considerada cancerígena.

Hoje em dia, apesar de as pessoas terem uma maior preocupação com a alimentação, vemos muitas crianças e adolescentes consumindo livremente carnes processadas. É importante que os pais tenham consciência que no futuro graves problemas podem surgir e desde cedo a prevenção é bem-vinda.

Também Recomendamos

Um comentário

Deixe sua resposta

Deixe uma resposta