Evite o aumente de peso com a chegada da menopausa

Conforme envelhecemos, manter o mesmo peso e o mesmo corpo parece ficar cada ano mais difícil.

É normal que com a passagem dos anos as pessoas aumentem de peso. Porém, para as mulheres há um agravante. Os anos que antecedem a menopausa e as alterações hormonais podem provocar um ganho de peso mais acentuado. As gordurinhas extras tendem a aparecer principalmente nos quadris e abdômen. O conselho é não relaxar nesta fase, pois as calorias são queimadas mais lentamente. Para não haver problemas deve-se aumentar a atividade física e controlar bem o cardápio.

Aumentar de peso na menopausa oferece vários riscos para a saúde da mulher. Confira:

Alto nível de colesterol
Hipertensão
Diabetes tipo 2
Doenças cardiovasculares e AVC
Alguns tipos de câncer.
Como evitar aumentar de peso durante o climatério e a menopausa

Aumente a prática de exercícios físicos. As atividades aeróbicas ajudam a queimar mais calorias e dão mais disposição.

A musculação fortalece a massa muscular. Faça meia hora de atividade diária todos os dias e treinos de força pelo menos duas vezes por semana.

Caminhadas rápidas diariamente também são recomendadas. O importante é que você faça uma atividade prazerosa. Assim os benefícios serão alcançados mais rapidamente.

Dietas hipocalóricas

Fazer atividades físicas sem diminuir as calorias não trará resultados positivos. Estudos indicam que após os 50 anos é necessário reduzir 200 calorias por dia na dieta. Isto não significa que você passará fome. Com uma alimentação balanceada é possível fazer esta redução sem prejudicar a boa nutrição. Na dúvida, consulte um profissional desta área.

Alimentos que podem ser consumidos

Liberadas as frutas, verduras, grãos inteiros e carnes magras. Evite açúcar refinado e muitos doces. Você não precisa fazer dieta para o resto da vida, mas para uma boa saúde em geral, considere melhorar sua alimentação para chegar à terceira idade sem as doenças características desta fase.

Quando começamos uma dieta, é normal haver algum estresse por deixarmos de ingerir as comidas que mais gostamos. Para isto se apoie em exercícios físicos e atividades de relaxamento como leitura, escrita e trabalhos manuais.

Também Recomendamos

Deixe uma resposta