Consuma amaranto e ganhe disposição

Você precisa de energia? Conheça o amaranto e turbine sua saúde!

Os pequenos grãos do amaranto são uma excelente fonte de energia. Para quem anda exausto ou faz academia regularmente, o amaranto é um enorme aliado. E se você precisa emagrecer, não perca tempo! Inclua já o amaranto na sua dieta. Bastante indicado para vegetarianos e pessoas idosas, o amaranto não deve ser desprezado. Conheça um pouco mais sobre ele no texto abaixo:

VITAMINAS

As vitaminas presentes no amaranto (A, B1, B2, B3, E e C) estimulam a formação de agentes antioxidantes. São eles que previnem o desenvolvimento de células cancerígenas.

ENERGIA

Quem está se sentindo cansado, pode incluir o amaranto na sua dieta. Logo a diferença para melhor é sentida. Ele é composto por 60% de carboidratos, 15% de proteínas, 13% de fibras e 8% de lipídios. Por causa dos carboidratos, logo após o consumo, a disposição vem com força. Que tal conferir?

INCHAÇO

Por conter fibras, o amaranto mantém o intestino funcionando regularmente, acabando com o inchaço.

SEM COLESTEROL RUIM

O colesterol ruim pode estar com os dias contados. O amaranto é composto também pelas globulinas, proteínas especiais que protegem o coração e estabilizam a pressão arterial.

DIETA

O amaranto regula a glicose e dá mais saciedade. Se você está de dieta, não se esqueça de incluí-lo no seu cardápio.

INDICAÇÃO

Não exagere no consumo. O ideal são 40 gramas de amaranto todos os dias, podendo esta quantidade ser aumentada se você faz atividades físicas. Por serem os carboidratos digeridos mais lentamente, os nutrientes vão dando mais energia durante os exercícios. Os minerais ajudam ainda no processo de recuperação muscular.

BOM PARA OS OSSOS

Há cálcio de sobra no amaranto, portanto ele é mais do que indicado para mulheres na menopausa, atuando na prevenção contra a osteoporose.

FERRO

O ferro também está presente em grandes quantidades no amaranto. Pessoas com deficiência deste mineral podem fazer uso dos grãos no combate contra a anemia.

COMO CONSUMIR

Você pode consumir o amaranto misturado na salada ou cozido. Arroz e feijão podem ser substituídos pelos grãos. Adicionados em sopa também fica uma delícia. No desjejum você pode misturá-lo às frutas, iogurtes, vitaminas e sucos. Que tal fazer pipoca de amaranto? O preparo é bem simples. Coloque uma colher de sopa dos grãos em frigideira, tampe e aguarde estourar. As pipocas de amaranto ficarão com mais ou menos dois milímetros de tamanho. O amaranto cozido, cerca de 45 gramas, possui em torno de 46 calorias.

CONTRAINDICAÇÕES

O amaranto possui alto índice glicêmico e por isto não é indicado para diabéticos. O excesso de proteínas dos grãos do amaranto podem agravar a saúde de pessoas com doenças nos rins.

CONSUMO EM EXCESSO

Não é recomendado comer o amaranto em grandes quantidades para o fígado e rins não funcionarem sobrecarregados. Por conter elevada dose de carboidratos, o amaranto pode elevar o peso se não houver controle no seu consumo.

Deixe uma resposta