Benefícios do rabanete para a saúde

Você só usa o rabanete para compor sua salada? Então está na hora de você conhecer um pouco mais sobre ele.

O rabanete é um vegetal muito usado nas saladas. Contudo, a maioria das pessoas desconhece os benefícios do rabanete que podem trazer para a nossa saúde. E o melhor de tudo é que podemos aproveita todinho o rabanete, inclusive suas folhas.

90% ÁGUA

O rabanete é composto de 90% de água. Além de ser um hidratante natural, facilita o funcionamento dos rins, faz bem para as articulações e mantém o funcionamento dos neurônios em dia.

PREVINE O CÂNCER

O rabanete é um importante aliado na prevenção de diversos tipos de tumores. Uma substância chamada glucosinolatos é a responsável por estimular que células indesejadas sejam eliminadas e não se proliferem no organismo.

BOA DIGESTÃO

O consumo do rabanete facilita a ação dos sucos digestivos, promovendo uma boa digestão. As fibras do vegetal contribuem para o melhor funcionamento do intestino.

NUTRIENTES

Recomendado para todas as idades, principalmente para mulheres que estão entrando na menopausa. Rico em cálcio, o rabanete fortalece os ossos e é bom para a dentição. O potássio mantém a pressão arterial estabilizada, protegendo o coração.

APROVEITE TUDO

As folhas do cálcio são repletas de magnésio, fibras e cálcio. Portanto, consuma-as! Você pode picá-las e refogá-las. Ficam uma delícia em tortas salgadas e omeletes. Use as folhas inteiras e cozidas também nas sopas. Não jogue nada fora.

COMO CONSUMIR A RABANETE

Confira as melhores maneiras de comer rabanete:

– De preferência ao rabanete na versão crua, podendo ser ralado, picado ou chips;
– Quem optar por ele cozido, pode assá-lo ou misturar em sopas;
– Indica-se comer no máximo cinco colheres de sopa por semana.

QUANDO NÃO CONSUMIR

Não se recomenda o consumo de rabanete por pessoas que têm gastrite e problemas na flora intestinal, já que ele é um estimulante da produção dos sucos gástricos. A fermentação do rabanete também pode causar gases. Como vimos anteriormente, o vegetal é rico em potássio, devendo ser evitado por indivíduos que tenham doenças nos rins.

Usufrua do rabanete e assegure todos os seus benefícios.

Também Recomendamos

3 Comentários

Deixe sua resposta

Deixe uma resposta