Como tratar os gases

Gases podem gerar situações constrangedoras.

Falar neste assunto provoca certa vergonha em quase todo mundo. Mas quando os gases se tornam desconfortáveis, é sinal que alguma coisa de errado está ocorrendo no organismo. Os gases são formados quando os resíduos alimentares são fermentados pelas suas bactérias, por isto a importância de uma mastigação eficiente. Abaixo seguem dicas importantes para diminuir este incômodo e viver com mais tranquilidade.

COMA SEM PRESSA

Quem come com pressa, sem mastigar direito os alimentos, sofre com as consequências depois. O alimento não sendo mastigado corretamente chega ao intestino sem estar devidamente digerido. Formam-se então as condições ideais para as bactérias começarem a fermentar o alimento, provocando os gases. Recomenda-se não conversar durante as refeições, já que a entrada de ar pela boca facilita a formação deles. Bebidas com gás, como Coca Cola, também geram mais gases.

VÁ AO BANHEIRO QUANDO SENTIR VONTADE

Quem só faz suas necessidades em casa porque odeia ir em banheiro alheio, propicia que os gases só aumentem. No momento da evacuação eles são liberados também. Se você deixa para ir ao banheiro mais tarde ou quando não tem mais jeito, maior o acúmulo de flatos no organismo.

MOTIVOS DOS GASES

É preciso saber reconhecer os motivos dos gases em excesso no organismo. São vários os fatores que podem determinar a quantidade. Veja:

– Hábitos alimentares
– Atividade física
– Bactérias intestinais
– Determinados medicamentos
– Intolerância alimentar
– Estado emocional

ALIMENTOS QUE PROVOCAM GASES

Fique atenta para a lista de alimentos que contribui para o aumento dos flatos:

– Massas
– Feijão
– Lentilha
– Brócolis
– Repolho
– Couve-flor

DIETA EQUILIBRADA

Quem sofre com gases deve caprichar na dieta para superar o incômodo. Nas duas principais refeições do dia coloque no prato duas porções de vegetais, uma fonte de proteína e carboidrato e como sobremesa, uma fruta. Abacaxi e mamão facilitam a digestão. Beber água também auxilia bastante, além de facilitar o trânsito intestinal.

MOVIMENTE-SE

Ficar sentado dia inteiro facilita a formação de gases. Portanto, movimente-se. Inclua atividades físicas em sua vida e o alívio virá antes ainda do que você imagina.

MASSAGEM

Os gases também provocam dor. Para aliviar e fazer com que eles saiam, faça uma massagem com movimentos circulares ao redor do umbigo. Esta área fica mais aquecida, propiciando o intestino a funcionar melhor.

QUANDO IR AO MÉDICO

Se mesmo com a mudança de hábitos, os gases continuarem em ação, é o momento de procurar o médico. Ele solicitará exames para diagnosticar qual tipo de problema está acontecendo. Intolerância alimentar, como a de lactose, causa estufamento na barriga e gases. Não se automedique. O remédio que serviu para sua vizinha pode não dar certo para seu caso.

CHÁ CASEIRO PARA ELIMINAR GASES

Coloque três folhas de manjericão em uma xícara e despeje água quente sobre. Deixe o líquido abafado por uns dez minutos e beba na hora. O recomendado são três xícaras por dia.

Também Recomendamos

Um comentário

Deixe sua resposta

Deixe uma resposta