Use óleos essenciais para tratar a ansiedade e a depressão

Óleos essenciais são uma alternativa natural para tratar dos sintomas de depressão e ansiedade.

O mal do século é a depressão. Cada vez mais escutamos relatos frequentes de pessoas que são vítimas desta terrível doença. Junto com ela ocorrem transtornos como pânico e ansiedade, trazendo ainda mais infelicidade à vida de quem sofre deste mal.

Os medicamentos são fortes e acarretam diversos efeitos colaterais. A boa novidade é que existem formas naturais de amenizar os sintomas destas doenças. Se você sofre de depressão ou conhece alguém que tenha enfermidade, vale a pena conferir quais são os óleos essenciais que prometem trazer alívio, bem-estar, aumento da autoestima e paz. Vamos lá?

Tudo começa pela aromaterapia. Muitos estudos são feitos sobre este assunto e o que tem sido comprovado é que para alguns estímulos olfativos, o cérebro reage de forma diferente. Os óleos essenciais são extraídos das plantas e destilados em seguida. Conforme o uso podem ser aplicados direto na pele, inalados, adicionados em banhos de imersão, sais de banho, etc.

Entre tantos óleos essenciais, existem os considerados calmantes. Eles estimulam os receptores olfativos e enviam mensagens para o sistema nervoso, reduzindo sentimentos de raiva, medo ou ansiedade.

A grande diferença é que ao fazer o tratamento com óleos essenciais calmantes, o paciente não se torna dependente e não sofre de nenhum efeito colateral. Conheça quais são eles:

LAVANDA

Este é um dos aromas mais conhecidos. Seus efeitos calmantes trazem grandes benefícios para quem o utiliza. A lavanda combate a ansiedade, é antidepressiva, estabiliza o humor, é sedativa e possui muitas propriedades neuroprotetoras. Normalmente as pessoas utilizam a lavanda para tratar de dores musculares. Um estudo realizado em 2007 concluiu que a lavanda reduz a produção do cortisol, o hormônio do estresse.

Vale experimentar.

BERGAMOTA

Esta deliciosa fruta também é uma auxiliar no tratamento da depressão e ansiedade. O óleo essencial, contudo, é retirado da sua casca. O método utilizado para combater a ansiedade é difundir o óleo nos ambientes para as pessoas inalarem. Veja seus principais benefícios:

– Estabiliza a pressão arterial e os batimentos cardíacos;
– Melhora o funcionamento digestivo;
– Reequilibra os hormônios.

Pesquisas realizadas em animais indicam que os efeitos do óleo essencial de bergamota é bem similar ao do Diazepan.

SÁLVIA

Não é um óleo muito fácil de encontrar. No entanto, ele é um dos que produz melhores resultados. Uma boa maneira de você preparar o óleo essencial de sálvia em casa é pegar as folhas frescas e amassá-las em um recipiente. Em seguida, utilize-o em banhos, massagens e para aromatizar ambientes.

Os óleos essenciais vão garantir sua tranquilidade. Experimente!

Também Recomendamos

2 Comentários

Deixe sua resposta

Deixe uma resposta