Surpreenda-se com os efeitos medicinais da arruda

Não é de agora que a arruda trata com eficácia vários tipos de doenças. As propriedades são tantas que vale a pena você ler este texto e compartilhá-lo com seus amigos.

A arruda possui um aroma muito agradável devido aos óleos essenciais presentes nas suas folhas. Um dos seus princípios ativos é a vitamina C. Confira os benefícios que esta poderosa planta pode lhe trazer:

— Alivia problemas digestivos;

— Facilita a eliminação de gases;

— Reduz os sintomas da sarna;

— Combate hemorragias externas e internas;

— Elimina os parasitas presentes no intestino;

— Diminui febre;

— Controla convulsões;

— Ameniza sintomas de resfriados;

— Regula a menstruação.

Para você obter os benefícios acima citados, veja como preparar a arruda conforme o caso:

Problemas digestivos e menstruação desregulada

Ferva um copo de água e quando começar a formar bolhas, junte de três a cinco folhas de arruda. Remova do fogo e espere passar alguns minutos. Beba quente. Se preferir, adoce com mel.

Sarna

Coloque um punhado de arruda em um litro de água. Leve ao fogo por quinze minutos. Quando esfriar, coloque sobre a região afetada. Você também pode preparar um creme para alívio dos sintomas. Coloque vinte gramas de arruda seca dentro de um garrafão de 1 litro de álcool por sete dias. Após transcorrido este tempo, coe e leve o líquido ao fogão, em banho-maria. Assim que se reduzir à terça parte da quantidade original, junte um quilo de vaselina e 50 gramas de enxofre em pó. Misture bem e use por três dias nas regiões afetadas. Teste antes em uma superfície pequena da pele para confirmar que não haverá nenhuma reação alérgica.

Controle de hemorragias

Triture algumas folhas de arruda e ponha sobre um pano limpo ou gaze. Pressione levemente sobre a ferida.

Mesmo que a arruda seja bastante benéfica, ela deve ser usada com precaução. Recomenda-se que a infusão de arruda não esteja muito concentrada para ingerir. Beba no máximo três copos por dia. Mais do que isto há o risco de surgimento de úlceras no estômago e intestino. Mulheres com suspeita de gravidez devem evitar o chá de arruda, pois a erva pode provocar abortos.

2 Comentários

Deixe sua resposta

Deixe uma resposta