Reforce seu sistema imunológico com legumes que fazem toda a diferença

Fique livre das doenças colocando os legumes certos no seu prato.

A nossa rotina apressada de todos os dias aliada a uma nutrição deficiente possui todos os requisitos para provocar uma série de males ao nosso organismo. Porém, é possível dar a volta por cima fazendo uma reeducação alimentar com alimentos que não somente ativarão a imunidade, como reduzirão os riscos de doenças crônicas. Você conhecerá a partir de agora uma série de legumes que lhe deixarão mais disposto e saudável. A dica é variar, consumindo, pelo menos, dois tipos todos os dias. Confira:

VEGETAIS CRUCÍFEROS

Estes vegetais possuem propriedades antivirais e antibacterianas que garantem mais imunidade a quem os consome. Estudos indicam que os legumes relacionados a seguir são um verdadeiro remédio contra o câncer. Anote quais são eles e inclua no seu cardápio desde já: rúcula, beterraba, couve, brócolis, mostarda, rabanete, repolho, nabo e agrião.

ALHO

Quem torce o nariz – literalmente – para o alho vai mudar de ideia depois de ler este texto. O alho contém compostos que protegem as células de danos que, futuramente, poderão provocar doenças crônicas. As suas propriedades não param por aí. O alho previne o câncer e atua contra infecções e resfriados. A lista de benefícios a quem consome alho regularmente é longa. O legume é capaz de diminuir sintomas relacionados a doenças crônicas decorrentes da idade como arterioesclerose, AVC, tumores, catarata, artrite e doenças degenerativas cerebrais.

CEBOLA

O que faz da cebola um legume tão poderoso? Sem dúvida é a quercetina, um antioxidante com potencial para reduzir tumores. As cebolas de tons roxos contêm ainda antocianinas, contribuindo ainda na prevenção de doenças do coração e estabilizando a pressão arterial.

COGUMELOS

Estudos indicam que o cogumelo é eficaz na luta contra o câncer. A beta-glucana, substância presente no cogumelo, ativa a imunidade e impulsiona células conhecidas como “natural killer” a destruírem as células cancerígenas.

BETERRABAS

Este saboroso legume de cor vermelha e que deixa o prato tão atraente faz um bem danado à saúde. Rico em ferro, atua na prevenção da anemia e favorece a produção de leucócitos, as células de defesa do nosso organismo. Também contribui para que as hemácias melhor forneçam oxigênio para as células. A beterraba é amiga do coração, recomendada na prevenção de doenças cardíacas. Auxilia também nas funções intestinais e demais órgãos tendo em vista suas propriedades desintoxicantes.

ESPINAFRE

O betacaroteno presente no espinafre transforma-se em vitamina “A” no organismo, conferindo maior imunidade e disposição. O zinco também marca presença, ajudando no combate às doenças cardíacas. Já a vitamina “C” garante um reforço contra gripes e resfriados. E não para por aí. O espinafre atua também na prevenção do câncer.

ASPARGOS

Essencial para quem sofre de retenção hídrica, o aspargo é um diurético natural. Com ele os rins funcionam melhor, eliminando as toxinas presentes no organismo. O aspargo contém um poderoso antioxidante chamado glutationa, prevenindo o surgimento de tumores e doenças cardíacas. O legume é capaz ainda de reduzir os sintomas de artrite e da síndrome do intestino irritável.

ALCACHOFRA

A alcachofra desintoxica o fígado, fazendo o corpo funcionar bem melhor. Possui ainda vitaminas do Complexo “B”, boas para a memória e reforço da imunidade.

PIMENTÃO VERMELHO

Muita vitamina “C” habita no pimentão vermelho, o que é excelente para a imunidade. Os níveis de betacaroteno que no organismo se transforma em vitamina “A” também são um reforço para a manutenção da nossa saúde.

BATATA DOCE

Opte pela batata doce sempre! Além de ser mais saborosa, também é muito mais saudável. Possui propriedades antivirais e anticancerígenas e são uma excelente fonte de fibras. A vitamina “E” contribui para melhorar o aspecto da pele.

Deixe uma resposta