As ervas medicinais garantem saúde e bem-estar

Mantenha sua saúde em dia com ervas medicinais.

As ervas medicinais são verdadeiros remédios naturais. Desde que saibamos usá-las adequadamente, os benefícios advindos delas podem ser de grande valia para nossa saúde. Algumas delas são capazes até mesmo de fortalecer nossa imunidade. Porém, antes de fazer uso delas, sempre é bom consultar o médico, pois há o risco de interferência na ação dos medicamentos sintéticos. Nada de fazer um tratamento por conta, está bem? A partir de agora você irá conhecer algumas ervas que realmente vão lhe fornecer energia e saúde extra. Confira e compartilhe com seus amigos:

ALOE VERA

A aloe vera, também conhecida popularmente como babosa, é encontrada nos jardins ou adquirida em lojas de produtos naturais. Seu uso pode ser tópico ou o oral. Muito usada no campo da cosmética, tanto para a pele como para os cabelos, a erva tem chamado atenção dos pesquisadores. Alguns estudos indicam que a aloe vera contém substâncias capazes de reduzir tumores cancerígenos.

ASTRÁGALO

Esta erva de origem asiática é usada há muitos séculos pelos chineses. Encontrada na forma de cápsulas, extratos e pós, estimula o sistema imunológico. Você pode usar as folhas e fazer chás e sopas. Eficaz para prevenir gripes e resfriados.

GARRA DO DIABO

Atua como diurético e estabiliza a pressão arterial. Linhas de investigação asseguram que a erva é capaz de matar as células tumorais. A garra do diabo possui propriedades anti-inflamatórias, sendo uma boa auxiliar nos tratamentos da artrite.

EQUINÁCEA

Muito usada na prevenção e tratamento contra gripes, resfriados e demais infecções. A equinácea é usada para alívio de dores de garganta, através de gargarejos. Pode ser usada também para tratamento de infecções das vias respiratórias superiores. A erva tem se mostrado eficaz para curar lesões na pele, queimaduras, eczemas, psoríase, picadas de abelhas e herpes simples.

SABUGUEIRO

Muito eficaz no tratamento de gripes e resfriados, além de fortalecer o sistema imunológico. De gosto saboroso, é usada como xarope doce ou tintura.

GINSENG

Confere mais energia, agindo como um tônico contra a fraqueza. Usada no tratamento de bronquite e artrite. O ginseng atua contra a depressão, é anti-inflamatório, antioxidante, diurético e possui propriedades afrodisíacas. Não use o ginseng antes de consultar seu médico, pois o uso excessivo pode causar uma série de efeitos colaterais. Ingira na forma de cápsulas ou chá.

HISSOPO

Muito usado como expectorante. É encontrado na forma de comprimidos, cápsulas, chás, ervas secas ou tinturas. Recomenda-se ingerir o hissopo em água quente, como um chá. Nesta versão ele se torna mais eficiente para soltar o muco em pessoas resfriadas.

RAIZ DE ALCAÇUZ

Previne o aparecimento de úlceras, azia e indigestão. É utilizado para limpeza do cólon e aumento da imunidade. Pessoas que sofrem com colesterol alto também podem fazer uso do alcaçuz. Contém propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.  O consumo do alcaçuz é aconselhado para pessoas portadoras de hepatite, já que a raiz contém substâncias que combatem toxinas presentes no fígado. Indica-se ingerir na forma de chás.

URTIGA

A urtiga traz uma série de benefícios a quem a utiliza. A erva previne anemia, combate queda de cabelos, reduz sintomas da artrite e gota, estabiliza os níveis de glicose no sangue, trata doenças como asma e bronquite e alivia irritações na pele. Pode ser ingerida na versão chá ou usada topicamente na forma de loção.

ERVA DE SÃO JOÃO

Recomendada para pessoas que possuem depressão leve, principalmente crianças e adolescentes, com a vantagem de ter menos efeitos colaterais que os antidepressivos normais. Mesmo assim o médico deve ser consultado antes de fazer uso dela. É indicado ingerir a erva na forma de cápsulas.

Também Recomendamos

Um comentário

Deixe sua resposta

Deixe uma resposta