O louro confere aos pratos um sabor muito especial. Mas são poucos os que sabem que nas suas folhas existem outras propriedades que fazem muito bem para a saúde de todos nós. Sim, o louro é muito mais que um simples tempero. Leia o texto abaixo e surpreenda-se:
NARIZ ENTUPIDO NUNCA MAIS
Rinites, gripes e resfriados incomodam para valer. Entre tantos sintomas, o nariz entupido causa muito, mas muito desconforto. Isso até você conhecer o louro. As propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias ajudam a descongestionar as vias respiratórias.
DIGESTÃO MAIS FÁCIL
O aroma do louro além de ser agradável, também é forte. É ele que estimula a produção de saliva e de algumas enzimas digestivas que, quando quebradas, favorecem a boa digestão. Indicado também para pessoas que sofrem de inchaço, azia e prisão de ventre.
COMBATE AO CÂNCER
O louro possui substâncias que diminuem a ação das células cancerígenas, sendo eficiente contra tumores de mama, cervical e leucemia.
CONTRA TPM
O louro regula o fluxo menstrual de algumas mulheres e alivia sintomas próprios do período e da TPM.
AMIGO DO CORAÇÃO
O louro não contém colesterol e suas folhas possuem propriedades que combatem as doenças do coração. Bastante indicado para pessoas que têm os níveis de colesterol elevado.
SEM ESTRESSE E ANSIEDADE
O consumo das folhas do louro ajuda a aliviar os sintomas de ansiedade e estresse.
CONTRA DIABETES
Folhas de louro favorecem a estimulação da insulina mantendo o nível da glicose estabilizado.
ANTI-INFLAMATÓRIO
As folhas do louro possuem um composto anti-inflamatório, que quando extraído na forma de óleo reduz as dores da enxaqueca, trazendo também alívio para os sintomas da artrite.
RINS
Pedras nos rins podem ser reduzidas com a ingestão de água fervida com folhas de louro.
DENTES
As propriedades antibacterianas das folhas do louro deixam os dentes mais branquinhos. Esmague as folhas secas e esfregue nos dentes, enxaguando bem depois.
TEMPERO
As folhas do louro podem ser usadas no preparo do feijão, sopas, molhos e arroz. Sua comida ficará com outro sabor!
CONTRA-INDICAÇÕES
O louro não é indicado para mulheres grávidas, tanto o chá como o tempero. Segundo alguns estudos, as folhas podem provocar má formação no feto. Consulte seu médico.
COMO PREPARAR O CHÁ
Para garantir todos os seus benefícios, sugere-se que as folhas secas do louro sejam ingeridas na forma de chá. Em um recipiente coloque de três a quatro folhas do louro em 500 ml de água. Aguarde ferver por cinco minutos, apague a chama e coloque a tampa na panela. Deixe a infusão descansar por dez minutos.
Antes de beber, coe e adoce, se preferir. A orientação é beber entre três a quatro xícaras por dia. Tomar demais pode provocar sonolência.