A faixa anti-ronco – Veja como parar de roncar

O produto garante o fim definitivo de um problema sério: os roncos noturnos.

Uma das soluções mais cômodas e simples para um problema bastante comum é usar a cinta de queixo, mais conhecida como faixa anti-ronco, um produto patenteado e comercializado pela empresa Delta Comércio. É importante salientar que roncar está longe de ser apenas uma situação constrangedora: o ronco é um transtorno que pode trazer inúmeros problemas à saúde, se não for tratado de forma adequada.

A faixa anti-ronco® é basicamente uma cinta de tecido que é presa debaixo da cabeça, com o objetivo de fornecer suporte para o queixo e manter a mandíbula fechada. Quando começamos a dormir, em determinado estágio do sono, ocorre um relaxamento profundo de todos os músculos – e isto se aplica também à mandíbula, osso onde estão presos os dentes inferiores.

A prevalência

Estudos indicam que uma em cada pessoa ronca. O problema é mais comum entre os homens: são 40% dos adultos. As representantes do sexo feminino, no entanto, não ficam muito atrás: o ronco é identificado em 30% das mulheres entre 18 e 50 anos.

O ronco se torna mais prevalente a partir dos 55 anos, faixa etária em que o problema pode atingir pouco mais de metade da população. Pessoas com problemas de sobrepeso e obesidade apresentam o ronco na proporção 3:1.

As causas e os efeitos

Entre as principais causas do ronco, figuram:

• ganho de peso, especialmente quando acontece rapidamente;
• acúmulo de gordura na região cervical (pescoço);
• abuso de álcool;
• uso prolongado de calmantes (especialmente os diazepínicos);
• alterações dos ossos da face, como o retrognatismo (posição posterior da mandíbula em relação ao maxilar);
• inflamações recorrentes nas adenoides e amígdalas;
• desvio do septo;
• pólipos nasais;
• diminuição do tônus dos músculos da faringe, condição que provoca aderências no órgão, que conecta as narinas e boca à laringe e esôfago;
• obstruções nasais decorrentes de rinites, sinusites e qualquer outra causa que aumente o volume de secreção e muco.

Com o relaxamento da mandíbula, que pode ser evitado com o uso da faixa anti-ronco®, o queixo tende a cair, deixando a boca entreaberta, fato que, por si só, já se constitui em um problema sério, uma vez que os tecidos da boca ficam expostos a impurezas e micro-organismos que levam a irritações, inflamações e infecções.

O maior problema, no entanto, é que a língua encosta no palato mole e os músculos da garganta que envolvem a faringe e a laringe também permanecem relaxados e isto leva ao bloqueio das vias aéreas: o ar, ao ser expulso com mais violência, provoca o ronco, que é mais sensível entre as pessoas que têm o costume de dormir de costas (decúbito dorsal).

Outro problema: o ronco é uma forma de respiração bucal, que aumenta o ressecamento das mucosas (lábios e gengivas), acelerando a descamação celular, que, no médio prazo, determinam o aumento da saburra bucal, gerando mau hálito.

O mecanismo de funcionamento da faixa anti-ronco

O funcionamento da faixa antironco é simples. Trata-se de uma ação mecânica. Ao dormir, a cinta exerce uma pressão suave sobre o queixo, impedindo que a mandíbula caia e a boca fique aberta. Com isto, fica impossível que a língua e os músculos da faringe adotem uma postura inadequada.

faixa-antironco-1

A faixa anti-ronco também reduz a baba, a famosa gosminha que escorre da boca enquanto nós estamos dormindo, por manter a boca fechada. No entanto, vale lembrar que a baba é absolutamente natural (é apenas o escorrimento do excesso de saliva), não causando problemas além das trocas mais frequentes de fronhas.

Os modelos mais eficientes são exatamente os da faixa anti-ronco, que se modelam ao rosto e permitem ajustes de pressão, características importantes para que a cinta não se desprenda da cabeça durante o sono, fato comum especialmente entre os que de mexem muito durante a noite.

faixa-antironco-2

Procure uma faixa anti-ronco® confeccionada com tecido macio e resistente, para evitar as trocas frequentes e também eventuais irritações da pele do rosto. As melhores opções são as cintas confeccionadas em neoprene, tecido maleável cujo encaixe na cabeça não prejudica o necessário conforto para o descanso noturno.

As contraindicações

Atenção: A faixa anti-ronco é contraindicada é nos casos de congestão nasal (nariz entupido) provocada por gripes, esfriados, afecções alérgicas, etc.

Nestes casos, o organismo naturalmente procura uma nova forma de suprimento de oxigênio e a principal opção é a respiração pela boca. A mesma situação ocorre em algumas doenças crônicas, como desvio de septo e inflamações das amígdalas e das adenoides.

Quer comprar a faixa anti-ronco?

Gostou? Quer conhecer mais e adquirir a faixa anti-ronco?

Acesse o site oficial: Faixa Anti-ronco.

Deixe uma resposta