Conheça melhor sua urina

Alguns sinais na urina podem mostrar que sua saúde não anda bem.

Você tem o hábito de verificar como é a sua urina? Conforme diversos fatores, ela pode variar bastante em relação à cor, aparência e odor.

São sinais que mostram como estão funcionando nossos órgãos vitais.

O ato de urinar é tão rotineiro que pode até mesmo passar despercebido de nós todos os sinais acima descritos, em um primeiro momento.

Contudo, se você reparar qualquer diferença na urina, um especialista deve ser procurado o quando antes.

Preste atenção na cor da urina. Variar o tom de amarelo é comum. Quando a urina está mais clara, significa que o corpo está bem hidratado.

Quando mais forte o amarelo, a princípio, mais água o organismo necessita. Porém, preocupe-se quando os tons variarem de vermelho a marrom escuro. É forte indício que há sangue na urina, problemas na bexiga, nos rins, fígado, próstata ou uretra. Confira abaixo o que significam os tons da urina:

– Transparente: quando bem clarinha é excesso de hidratação, mas quase nunca se configura um grave problema;
– Amarelo pálido: ótimo estado de hidratação e boa saúde do indivíduo;
– Marrom: pode ser uma forte desidratação ou problemas hepáticos. Segundos especialistas, deve-se ao fato que alguns sais biliares que deveriam ser eliminados junto com as fezes, terminam sendo expulsos pela urina;
– Rosa ou avermelhado: se não for por ingestão de algum alimento em tom vermelho como beterraba, pode ser indício de sangue na urina. Deve ser consultado um urologista sem demora;
– Azul ou verde: é raro, mas pode acontecer. Causam estas estranhas tonalidades alimentos com corantes, ingestão de medicamentos ou doenças pouco conhecidas.

Um dos problemas urinários que pode ser motivo de preocupação é urinar com espuma, independente da cor. Mas o que vem a ser uma urina espumosa? É aquela bem semelhante à espuma da cerveja e que cobre a superfície da água do vaso sanitário. Antes de qualquer coisa, analise se a espuma não ocorreu devido à velocidade do jato. Isto produz espuma muitas vezes. A diferença é que nesta situação logo a espuma se dissolve, o que não acontece quando é sinal de enfermidade.

Pode haver diversos motivos para que a espuma da urina seja mais grossa e por isto permaneça mais tempo na superfície da água. Confira:

– Proteinuria: ocorre quando os glomérulos dos rins não conseguem regular a quantidade de proteína que será eliminada através da urina;
– Muita proteína: ingestão em excesso de suplementos ou alimentos que contém proteína. O organismo perde a capacidade de sintetizar a proteína e a urina forma espuma ao sair do corpo;
– Infecções na região urinária;
– Urina misturada ao sêmen (depois da relação sexual);
– Diabetes;
– Cálculos renais.

Não fique na dúvida. Se você perceber qualquer sinal estranho na urina, procure um especialista com brevidade.

Deixe uma resposta