Como fazer uma horta em casa

Você pode ter uma horta bacana na sua própria casa.

Fazer uma horta em casa é tudo de bom. Colher produtos fresquinhos no quintal, sem riscos de intoxicações por agrotóxicos é garantir qualidade de vida para você sua família. Além do mais, mexer na terra também é considerado uma excelente terapia. Portanto, naqueles dias de maior estresse, largue tudo e se dedique a sua hortinha. Mas antes saiba como fazer uma na sua própria casa. Anote o que você precisa para começar:

– 1 regador;
– Luvas;
– Jardineira de aproximadamente 40 centímetros;
– Conjunto de ferramentas;
– Treliça de bambu.

LOCAL IDEAL

Pense na iluminação. Pelo menos durante cinco horas por dia é importante ter luz direta. As paredes das sacadas e varandas são lugares que mais recebem a luz do sol. As plantas até podem se desenvolver com pouca iluminação, porém com o passar do tempo elas perdem o vigor.

ESCOLHA DAS PLANTAS

Isto vai depender do que você irá plantar e o espaço disponível. Não plante espécies que você pouco conhece. Algumas podem ser tóxicas e você desconhecer isto. Na dúvida, plante as tradicionais como a camomila, hortelã, erva-doce, babosa e manjericão.

SEMENTE OU MUDA?

Depende do que você irá plantar. É recomendado o plantio de sementes das hortaliças folhosas (alface e rúcula). Porém, se você optar por ervas aromáticas, plante mudas. Neste caso, examine bem se as folhas estão verdes e tenras. O saquinho do torrão precisa estar íntegro e úmido.

ONDE PLANTAR

Use jardineiras ou vasos médios, com furos na parte de baixo. São eles que evitam muita umidade e consequentemente raízes podres e ataques de fungos. Não plante em latas, potinhos e plásticos.

Fique atenta para os vasos. O melhor para o desenvolvimento de plantas são os feitos de cerâmica. Com maior impermeabilidade hídrica, eles esquentam menos que os de cimento, metal ou plástico.

COMO CULTIVAR

– Adquira substrato vegetal ou terra preta, que podem ser incorporados ao solo, se este for de boa qualidade. Três sacos de 20 quilos dão conta de quinze mudas;

– Prepare camadas de drenagem no vaso ou na jardineira. Faça da seguinte forma:

Na base ponha pedrisco ou argila expandida;

Por cima coloque uma camada de bidim (manta para o dreno). Ela isolará a terra com muda na parte de cima;

Coloque pelo menos 20 centímetros de terra no vaso, preenchendo-o bem. A raiz não deve ficar exposta;

Quando o saquinho do torrão for removido, cuide bem para que as raízes permaneçam intactas;

Regue depois de efetuado o plantio.

– Cuidado ao plantar mais de uma espécie diferente no mesmo vaso ou jardineira. Para você ter uma ideia, a hortelã é agressiva e toma conta do canteiro inteiro. Por isto, escolha plantas semelhantes em suas características em relação à luz, necessidade de água e tipo de solo.

– No início, logo ao serem plantadas, mudas e sementes devem ficar protegidas do sol por um telhado ou rede, pois a luz precisa ser filtrada. Quando as raízes estiverem firmes e as plantas maiores, o sol está liberado.

DICAS IMPORTANTES

– Antes de regar as plantas, coloque o dedo na terra. Estando ela úmida, não há necessidade de molhá-las;
– Uma maior diversidade de espécies deixa a horta mais forte e atrai mais polinizadores;
– Mantenha sempre limpas todas as suas ferramentas;
– Se surgirem pragas, tome providências o quanto antes. Realize uma poda e afaste os vasos com as plantas atingidas das demais.

Também Recomendamos

Um comentário

Deixe sua resposta
  1. Informações práticas e objetivas que permitem ao cidadão comum que não possui quintal, cultivar e consumir temperos e verduras.Uma iniciativa que nos incita à prática…

Deixe uma resposta