Como aproveitar melhor os benefícios das plantas medicinais

Use as plantas medicinais para manter sua saúde sempre em dia.

Plantas medicinais estão cada vez mais sendo usadas pelas pessoas para curar doenças ou aliviar seus sintomas. Há várias maneiras de você aproveitá-las. Leia o texto abaixo e fique por dentro de formas caseiras para usufruir melhor destas plantas poderosas:

INFUSÃO

O modo de preparo é bem simples. Encha uma panela ou chaleira de água e ponha para ferver. Neste meio tempo, coloque a erva picada em outro recipiente. Quando a água estiver quente, jogue a água quente por cima da erva. Tampe e espere de cinco a dez minutos. Use a infusão para flores, folhas e ramos finos. Cascas, raízes, sementes e ramos não devem ser usados para fazer infusões.

DECOCÇÕES

As decocções são usadas para sementes e cascas, as partes mais sólidas de uma planta. Inicie o preparo enchendo uma panela com água onde as plantas serão postas. Leve ao fogo brando entre 15 a 20 minutos. Após, use o coador e tome no mesmo dia. A decocção permite uma melhor utilização dos princípios ativos, porém algumas pessoas podem estranhar o gosto forte.

ÓLEO

Muito usado para massagens relaxantes e terapêuticas. É possível utilizar estando a planta seca ou fresca. Ponha a planta em um frasco transparente contendo óleo de oliva, girassol ou milho, cobrindo-a totalmente. Deixe no sol e agite o recipiente diariamente entre 15 a 20 dias. Está pronto para ser usado. Guarde o óleo na geladeira ou em algum lugar fresco.

XAROPE

Muito usado por quem sofre de tosse, bronquite e dor de garganta. Você vai precisar de água com açúcar ou rapadura. Veja o exemplo:

─ 1 e ½ xicara de rapadura ralada (ou de açúcar) para 1 xícara de água. Use sempre esta proporção. Coloque numa panela e leve ao fogo.

Assim que virar em uma calda, junte as plantas frescas e picadas. Deixe em fogo baixo e mexa de 3 a 5 minutos. Passe no coador e armazene em pote ou frasco de vidro na geladeira. Ponha fora caso a mistura fermente. Para este tipo de xarope use agrião, guaco ou hortelã.

INALAÇÃO

Ideal para pessoas que têm problemas respiratórios. Comece preparando uma infusão, com 1 xícara de água e a erva escolhida. Após, despeje em uma vasilha, cubra a cabeça e ombros com uma toalha para não permitir o vapor escapar. Respire por dez minutos. Recomenda-se fazer de manhã, ao acordar e à noite, antes de dormir.

COMPRESSA

O objetivo é que o princípio ativo entre em contato direto com a pele. Alivia o ardor das queimaduras, dores musculares e feridas. Faça uma infusão com as plantas e depois umedeça com pedaços de pano, gaze ou algodão. Aplique na pele, quente ou frio. A compressa deve ser trocada de duas a três vezes por dia. Lave bem o local atingido.

Mesmo que plantas medicinais façam bem para a saúde, é contraindicado usá-las por mais de 20 dias. Passado este tempo, espere entre quatro a sete dias para que o corpo descanse e a planta possa agir. Se surgir algum efeito colateral durante o uso, cesse imediatamente e procure um médico. Durante a gestação plantas medicinais devem ser evitadas.

Também Recomendamos

Deixe uma resposta