Benefícios da água de coco para a saúde

Ela hidrata o corpo, possui antioxidantes e não engorda muito. Confira os benefícios da água de coco.

A água de coco é um conjunto de benefícios reservado apenas aos países de clima tropical. A imagem de ilhas e praias repletas de coqueiros chega a ser um arquétipo, que sempre vem à nossa mente. O poeta Vinícius de Morais, em “Tarde em Itapuã”, sintetizou a tranquilidade fornecida por este alimento: “depois, na Praça Caymmi, sentir preguiça no corpo e, numa esteira de vime, beber uma água de coco”.

Os benefícios da água de coco

Até pouco tempo atrás, nutricionistas e endocrinologistas recomendavam moderação no consumo de água de coco, já que ela é muito rica em frutose (um tipo de açúcar) e gorduras saturadas, sempre relacionadas ao aumento do colesterol ruim (LDL). Portanto, a água de coco foi associada a um risco maior do desenvolvimento de doenças cardíacas.

As gorduras saturadas também estão relacionadas ao aumento do peso corporal e, por este motivo, a água de coco foi banida do consumo de quem é obeso, está com sobrepeso ou apenas quer manter o corpo em forma. Diversas pesquisas, no entanto, demonstraram que este alimento, relativamente pobre em calorias apresenta diversos benefícios para a saúde e também previne contra o envelhecimento precoce. Uma xícara (de chá) de água de coco tem apenas 45 calorias.

Atualmente, a moderação na ingestão de água de coco está limitada aos diabéticos e hipertensos, por causa dos teores de açúcar e sódio presentes na fruta. Os portadores destas doenças devem conferir com o médico os limites de consumo, que variam de acordo com a idade, sexo e nível de comprometimento do organismo.

Pessoas com disfunções renais ou que sofrem com a retenção de líquidos também precisam moderar o consumo, por causa da quantidade de sal presente na água de coco, que tende a piorar os sintomas e contribui para ampliar os sintomas.

A água de coco consumida in natura apresenta os mesmos benefícios encontrados nos produtos oferecidos em caixinhas ou garrafas nos supermercados. É importante, no entanto, verificar os rótulos, para conferir que, na produção, não foram adicionados produtos químicos.

As propriedades da água de coco

A água de coco é uma associação de substâncias não encontrada em nenhuma bebida produzida industrialmente. Ela é rica em vitamina A, B e E, sais minerais, carboidratos, aminoácidos, antioxidantes, enzimas e outros nutrientes que ajudam o organismo a desempenhar suas funções de maneira mais eficiente.

O conteúdo eletrolítico da água de coco, um mineral iônico, é semelhante ao plasma sanguíneo (o componente líquido do sangue). Isto garantiu o reconhecimento da água de coco como a melhor maneira de reidratação oral.

A água de coco é tão compatível com o corpo humano que pode ser injetada diretamente na veia, terapia que foi empregada nas duas guerras mundiais (1914-1918 e 1939-1945), na Guerra da Coreia (1950-1953) e na Guerra do Vietnã (1959-1975). Em todos estes conflitos, os militares descobriram quase sem querer os benefícios hidratantes e também a redução de cãibras, muito comuns em longas marchas a pé.

Os benefícios da água de coco

Todas as pessoas que já visitaram uma praia em um dia de verão conhecem a capacidade de hidratar e refrescar da água de coco. Os benefícios, no entanto, não se reduzem a apenas isto. A água de coco estabiliza as reações químicas do organismo, fato que equilibra a saúde como um todo.

O alimento reduz a pressão arterial, reduzindo os riscos de doenças cardíacas. A água de coco também previne contra a aterosclerose, vários tipos de câncer e o desenvolvimento de doenças nos rins. Também é útil para melhorar a digestão, manter os níveis glicêmicos do sangue sob controle, acelerar o sistema imunológico e ainda ajuda as bactérias “do bem” no desenvolvimento de suas tarefas nos intestinos.

Para os atletas (mesmo amadores), a água de coco é um excelente repositor dos eletrólitos perdidos nos treinamentos e jogos. Ela funciona exatamente da mesma forma que os isotônicos, fornecendo carboidratos e sais minerais como ferro, cálcio, sódio, magnésio, fósforo e potássio, importantes para a redução ou supressão das dores pós-treino. 100 ml do líquido fornecem a reposição total e parcial de diversos destes sais.

Mesmo para os sedentários, a água de coco é um “medicamento natural” muito útil, sem os inconvenientes dos corantes e conservantes dos refrigerantes e sucos industrializados. O fato da ausência de conservantes impede o desenvolvimento de alergias.

É importante notar que quem passa a maior parte do dia sentado – em casa, no carro e no trabalho – também perde nutrientes e água com o suor (mesmo que não seja visível, eliminamos toxinas e mantemos o equilíbrio térmico através do suor regularmente) e o consumo da água de coco permite a reposição de parte destes sais e vitaminas.

Pessoas que sofrem com prisão de ventre (dificuldade em eliminar gases e fezes) também podem receber uma “mãozinha” da água de coco: ela é rica em fibras e o consumo regular ajuda a regularizar o trânsito intestinal. O consumo da água e da polpa da fruta atenua os sintomas das gastrites, da colites (inflamações no cólon, porção do intestino grosso) e de úlceras gástricas e duodenais.

O açúcar presente na água de coco, antes considerado nocivo para a saúde, é formado por moléculas muito mais complexas do que as encontradas no açúcar refinado (glicose). A frutose exige mais trabalho para ter as suas moléculas quebradas.

O organismo humano queima mais gorduras para manter o equilíbrio energético, conferindo a sensação de saciedade. No final da digestão, a frutose atua juntamente com o oxigênio, fornecendo combustível para todas as células do organismo.

A água de coco é também um diurético natural que facilita a eliminação de toxinas através da urina, fortalecendo todo o aparelho excretor (rins, ureteres, bexiga e uretra). O potássio presente no líquido é importante para aliviar os efeitos da ressaca, provocada pelo excesso de consumo de álcool.

Pessoas que estão enfrentando problemas de anemia (redução dos níveis de hemoglobina e do volume de glóbulos vermelhos no sangue) devem tomar água de coco diariamente. O teor de ferro presente na fruta é um auxiliar eficiente no combate a este distúrbio orgânico.

Também Recomendamos

Deixe uma resposta