Flacidez nos seios: receitas caseiras e naturais para prevenir, reduzir e eliminar

A flacidez nos seios tem diversos motivos. Confira receitas caseiras para prevenir, reduzir e até mesmo eliminar o problema.

É possível adotar diversas estratégias para prevenir e reduzir a flacidez nos seios, como o uso de cremes e pomadas firmadores de pele e exercícios para fortalecer a musculatura do tórax.

Dicas de receitas naturais para manter os seios durinhos.

Além das receitas caseiras e naturais para resolver ou minimizar o problema, pode-se também recorrer a procedimentos estéticos menos invasivos, como a radiofrequência, ou a cirurgia plástica (lifting das mamas) e os implantes de próteses.

Falaremos aqui das receitas caseiras naturais disponíveis para prevenir e acabar com a flacidez nos seios. É importante dizer que, qualquer que seja o método adotado, o tratamento precoce sempre oferece os melhores resultados.

As causas da flacidez nos seios

Por que os seios caem? Basicamente, em função de uma lei da física bastante conhecida: a lei da gravidade, uma das forças fundamentais da natureza. Em palavras simples, a gravidade confere peso aos corpos e faz com que eles caiam quando são soltos ou ficam dependurados.

A força G exerce o mesmo efeito com todos os músculos do corpo humano, além das orelhas e do nariz. Ocorre que a beleza dos seios é uma questão estética bastante valorizada (especialmente no Ocidente).

Além disto, as orelhas e o nariz demoram muito mais tempo para dar sinais visíveis de que estão sujeitos à gravidade. E outros fatores podem prejudicar a firmeza natural dos seios.

A flacidez precoce nos seios é determinada por alterações nas fibras de sustentação das mamas, fato determinado basicamente por:

  • envelhecimento;
  • perda rápida e excessiva de peso;
  • amamentação;
  • menopausa;
  • outras alterações hormonais;
  • tabagismo (especialmente quando o hábito é cultivado desde a adolescência).

O uso de sutiãs inadequados (muito justos ou folgados) também contribui para a flacidez nos seios. Algumas doenças respiratórias, como a tuberculose, estão entre as condições para a queda das mamas.

Os cremes para prevenir, acabar ou diminuir a flacidez nos seios

Os produtos mais indicados para o combate (e prevenção) da flacidez nos seios são os cremes formulados à base de tensine e DMAE. As duas substâncias favorecem a tensão na região, o que favorece a sustentação das mamas.

Estes cremes também estimulam a produção de colágeno, proteína fundamental na constituição e reparação do tecido conjuntivo. Os produtos devem ser aplicados em dias alternados, pela manhã, no sentido de baixo para cima.

Exercícios para prevenir, diminuir e acabar com a flacidez nos seios

Os exercícios peitorais de flexão e levantamento de peso (com halteres) ajudam a fortalecer os músculos do tórax (localizações atrás das mamas), além de reduzir o teor de gordura da região. A mesma atividade é útil para fortalecer os braços.

Os mais indicados para eliminar a flacidez nos seios são o supino e as aberturas laterais.

Exercícios com pesos (halteres) podem ser feitos em casa. Atividades mais complexas exigem o acompanhamento de um preparador físico. De qualquer forma, antes de dar início ao treinamento físico, é preciso submeter-se a uma avaliação com ginecologista ou mastologista.

Experimente deitar-se no chão, com a barriga voltada para cima e os joelhos dobrados. Segure os pesos (um em cada mão), descansando-os sobre o peito. Enquanto você inspira, levante os pesos verticalmente, esticando os braços. Ao expirar, traga os pesos de volta para cima do peito. Faça três séries, com 15 repetições cada, todos os dias.

Uma variação deste exercício: ao trazer os baixos para baixo, na expiração, estique-os totalmente para fora, perpendicularmente ao tronco. Faça as mesmas três séries, com 15 repetições. Os dois exercícios podem ser feitos em dias alternados.

Faça flexões no chão, esticando e contraindo os braços perpendicularmente ao corpo, que deve ser elevado totalmente (tronco, quadril e pernas). Faça três séries, com 12 repetições, todos os dias.

Receitas caseiras para flacidez nos seios

Algumas receitas caseiras são indicadas para atenuar a flacidez nos seios. Lembre-se, no entanto, de que podem surgir irritações e outras afecções alérgicas. Por isto, esteja atenta.

Massageie os seios vigorosamente com azeite virgem ou extravirgem. O óleo de oliva apresenta ação anti-inflamatória, favorece a saúde cardiovascular e é uma boa fonte de antioxidantes.

Faça a massagem com as mãos, em sentido circular, de dentro para fora e de baixo para cima. Mantenha o movimento por 15 minutos, para aumentar o fluxo sanguíneo e favorece a reparação celular. Enxágue em água corrente. O procedimento pode ser realizado em dias alternados.

A massagem também pode ser realizada com manteiga de caritê, que também fornece anti-inflamatórios, antioxidantes e fortalece a circulação sanguínea. É também uma boa fonte de vitamina E, que ajuda a firmar a pele.

Bata um pepino pequeno no liquidificador ou processador. Acrescente uma gema de ovo e uma colher (chá) de manteiga.

A gema é rica em proteína e colágeno, o pepino é um excelente hidratante e a manteiga, além de ser fonte de proteína, provoca um ligeiro aumento da temperatura local, estimulando a circulação e distribuição de nutrientes.

Aplique a mistura nos seios e deixe agir por uma hora. Lave a região com água fria. Os primeiros resultados podem surgir já depois da primeira aplicação, mas continue o tratamento uma vez por semana, por dois meses.

Bata uma clara de ovo em ponto de neve firme. A clara é rica em albumina e em substâncias adstringentes, que ajudam a firmar a pele. Antes do tratamento, deixe uma jarra de água descansando com algumas rodelas de pepino.

Aplique a clara batida com a ajuda de uma espátula, até cobrir totalmente os seios. Deixe agir por 30 minutos. Use a água com pepino para enxaguar e, em seguida, lave com água fria em abundância. Repita o procedimento uma vez por semana, durante dois meses.

Óleos essenciais para tratar a flacidez nos seios

Alguns óleos essenciais são especialmente indicados para tratar a flacidez nos seios e também podem ser aplicados quando o objetivo é aumentar o volume das mamas.

Eles podem ser usados em massagens ou em sessões de aromaterapia: basta deitar-se em um local confortável, relaxar e colocar algumas gotas do óleo de sua preferência em algum material cerâmico (tigela, copo, caneca, etc.). Você pode escolher:

óleo de sésamo – estimula a produção de estrogênio, é um antioxidante natural (ajudando a combater o envelhecimento precoce), é hidratante e colabora para uma pele firme e jovial;

óleo de funcho – contribui para aumentar a elasticidade da pele, é rico em flavonoides e é especialmente indicado para as mulheres que estão amamentando, porque estimula a produção das glândulas mamárias;

óleo de emu – extraído das secreções de uma ave nativa da Oceania, este óleo hidrata e fortalece a pele, além de estimular a renovação celular. Também é indicado para queda de cabelo e combate o surgimento de rugas e marcas de expressão precoces;

óleo de gérmen de trigo – aumenta a absorção dos nutrientes e do oxigênio, é rico em vitamina E e também combate o envelhecimento precoce, por reduzir os radicais livres nas camadas superficiais da pele.

Dicas para prevenir a flacidez nos seios

Beba dois litros de água por dia, ou sempre que sentir sede. Células hidratadas constroem tecidos funcionais e, com tecidos conjuntivo e epitelial funcionais, a flacidez se torna menos frequente.

Mantenha uma dieta rica em proteínas. Este nutriente é fundamental para construir, conservar e reparar os músculos. Inclua também fontes de colágeno, que, além de participar da constituição do tecido conjuntivo, também combate os radicais livres, responsáveis (entre outras coisas) pelo envelhecimento precoce.

Consuma alimentos ricos em antioxidantes, que combatem o envelhecimento e reduzem a flacidez da pele. Você pode escolher entre frutas cítricas, frutas vermelhas, mamão, abacaxi, açafrão-da-terra, linhaça, chás (cavalinha, salsa, centelha asiática, dente-de-leão e verde), azeite e aveia.

Evite o tabagismo e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Os dois hábitos prejudicam a circulação sanguínea e reduzem o tônus muscular. Para mulheres adultas, o consumo diário não deve exceder uma dose.

Evite o efeito sanfona. Dietas muito restritivas costumam atingir o objetivo proposto – emagrecer -, mas, quando aos velhos hábitos são retomados, o peso perdido é recuperado ou até superado. Neste vaivém, a pele e os músculos precisam se esticar e dilatar para cumprir as suas funções e, sob estas condições, o surgimento da flacidez é apenas uma questão de tempo.

Também Recomendamos

Deixe uma resposta