Descubra quais são os motivos que estão estragando suas noites de sono

Adote medidas saudáveis para melhorar sua qualidade de sono.

Muitas pessoas, inclusive você mesmo, pode ter problemas na hora de dormir. Nada é mais atordoante que ver as horas passarem durante a madrugada e perceber que o sono está longe de dar o ar da sua graça.

Entretanto, algumas pequenas e importantes mudanças de hábito podem fazer suas noites serem de puro descanso. Conheça medidas saudáveis que vão trazer maior qualidade para o seu sono:

PRATOS PESADOS

Evite comer alimentos pesados antes de dormir. Além de dificultar o processo de digestão, o organismo necessita de um tempo para encerrar suas “atividades” antes de relaxar. A dica é jantar três horas antes de ir dormir, sempre optando por comidas leves e saudáveis. É bom para seu sono e para a balança.

CELULARES

Os celulares estão cada vez mais presentes em nossas vidas. Há quem os leve até quando vão ao banheiro. Mas, sem dúvida, levar o celular para a cama e ficar conferindo as mensagens vai atrasar seu sono. A luz do visor também é um impeditivo para o sono chegar.

DÉFICIT DE SONO

Há quem pense que o déficit de sono pode ser plenamente recuperado nos fins de semana. Mas este é um grande equívoco. Pessoas que dormem mal durante a semana dificilmente conseguem tirar o atraso em dois dias. O resultado são dias e dias de sono e uma péssima qualidade de vida.

ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO    

É muito fofo dormir com o bichinho de estimação. Mas com o passar do tempo este hábito vai interferir no seu padrão de sono. Animais possuem o ciclo de sono diferente dos humanos e podem nos acordar, ainda que não totalmente.

VINHO

Um cálice de vinho antes de dormir pode fazer você se sentir sonolento. Mas não se engane. O sono é leve, podendo facilmente ser interrompido.

MEDICAMENTOS PARA DORMIR

Ainda que para muitas pessoas seja um mal necessário, usar excessivamente remédios para provocar o sono pode causar dependência. A sugestão é tomar comprimidos para este fim entre duas a quatro semanas. Acima deste período, consulte seu médico.

LER ANTES DE DORMIR

Embora seja um hábito considerado saudável, nem sempre ler antes de dormir é bom. A emoção da leitura ou a exigência da capacidade intelectual tarde da noite pode ser prejudicial ao sono.

CIGARRO

É um péssimo hábito, mas há quem acredite que dar uma tragadinha antes de dormir favorece a chegada do sono. Redondo engano. A nicotina atua como estimulante e torna o ato de dormir mais difícil.

ESCOVAR OS DENTES

Alguns estudos chegaram à conclusão que cremes dentais que têm como componente a hortelã-pimenta podem interferir no sono, pois ela seria um estimulante cerebral. Portanto, por via das dúvidas, quem tem dificuldade para dormir deve procurar outro sabor de pasta de dentes.

ÁGUA FRIA

Lavar o rosto com água fria antes de dormir é um estimulante corporal. O organismo libera energia para se aquecer e, consequentemente, para se manter acordado.

LIMÃO

Nada melhor que um chá de limão para relaxar. Porém, não o beba antes de dormir. O aroma do limão pode ser um estimulante mental e prejudicar a qualidade do sono.

SESTAS

Dormir depois do almoço faz bem para a saúde, porém não exagere. O ideal é um cochilo entre 10 a 30 minutos. Mais que isto pode fazer com que o sono falte durante a noite.

RELÓGIO

Faltou sono de madrugada? Evite olhar o relógio. Quanto mais as horas passam e o sono não vem, mais ansioso você fica. Vire o despertador para o outro lado.

QUARTO CLARO

Qualquer luminosidade dentro do quarto pode interferir no sono. Ainda que você esteja dormindo, a luminosidade pode entrar através das pálpebras e estimular o cérebro.

CALOR

É bem complicado dormir no calor. Sempre que possível, procure deixar o quarto com uma temperatura agradável.

ASSISTIR TV NA CAMA

Desta forma é quase impossível conciliar o sono. Os programas de TV vão lhe deixar cada vez mais desperto e na hora de colocar a cabeça no travesseiro o sono vai custar a chegar. Outro fator importante é que o cérebro deixará de associar cama com sono. Melhor deixar a televisão na sala.

Também Recomendamos

Deixe uma resposta