Delicie-se com a bergamota

Esta frutinha saborosa é uma aliada do seu organismo.

A bergamota também é conhecida por mexerica e tangerina. Mas não importa a sua denominação. A fruta de cor laranja e casca grossa faz muito bem para a saúde das pessoas e deve ser incluída na dieta de todos nós. Abaixo confira as propriedades da bergamota e não se esqueça de comprá-la na próxima visita à feira. Confira:

FIBRAS

Depois de descascar a bergamota, você perceberá fiapos brancos nos gominhos. Não os arranque! É ali que estão localizadas as fibras e a pectina, garantindo que o intestino funcione como um reloginho.

ORGANISMO FORTE

Cada gominho da tangerina é rico em vitaminas A e C. Elas ajudam a combater os radicais livres, infecções e deixam os olhos mais saudáveis. No inverno, para afastar gripes e resfriados, consuma mais tangerina.

CONSUMO

Os nutricionistas recomendam comer entre três a cinco porções de frutas todos os dias. No caso da bergamota uma unidade já é o bastante para você garantir todas as suas vantagens.

BOA PARA A DIETA

Para as pessoas que desejam perder alguns quilinhos, a bergamota é uma excelente opção. Cada unidade tem somente 65 calorias. Inclua-a no seu lanchinho da tarde.

FRUTA DIURÉTICA

Por conter muita água, a bergamota possui ação diurética. Varra as toxinas do seu organismo consumindo esta frutinha muito gostosa!

COMA COM MODERAÇÃO

Mesmo sendo muito saudável, há algumas restrições quanto ao consumo da fruta. Pessoas que sofrem de gastrite ou úlcera devem evitar frutas cítricas em geral, já que elas irritam a mucosa do estômago.

MAIS BENEFÍCIOS

A bergamota é composta de uma substância denominada limonóide (presente nas frutas cítricas) e antioxidantes. Elas auxiliam no combate ao câncer e doenças do coração.

Você ganha mais saúde graças aos minerais presentes em cada gominho. Veja:

Potássio: bom para os músculos;

Magnésio: confere mais energia e disposição;

Cálcio: garante ossos e dentes mais fortes.

Conheça outras formas de consumir a bergamota:

– Saladas de frutas
– Sucos
– Cosméticos como máscaras e cremes
– Produtos de higiene como enxaguatórios bucais
– Banhos aromáticos
– Óleos para massagens
– Na fabricação de xampus e pomadas
– Doces e geleias

Da casca da bergamota é extraído um óleo essencial, cujo uso pode ser na aromaterapia ou fabricação de perfumes. Este óleo ajuda no alívio de sintomas da depressão, oscilações de humor e síndrome do pânico. Pessoas que sofrem de ansiedade e optam por um tratamento mais natural, uma boa dica é pingar algumas gotinhas do óleo de bergamota em um lenço. Coloque dentro da bolsa ou em algum outro lugar que esteja bem ao alcance das mãos. Em momentos estressantes, aspire. Para dormir melhor em casos de insônia ou agitação, pingue gotinhas do óleo essencial de bergamota no travesseiro.

Não subestime o poder da bergamota. Ela é uma aliada da sua saúde física e mental.

Deixe uma resposta