Como aproveitar a casca do ovo

Não jogue fora a casca do ovo. Veja dicas de como reaproveitá-la.

A casca do ovo tem um destino certo. A lata do lixo. Já é até automático. Depois de descascar o ovo, não tem outro lugar para ela. Ou tem? Com as dicas abaixo você irá descobrir que a casca de ovo pode ser muito útil no seu dia a dia. Confira:

ARTE EM MOSAICO

Decore sua casa com mosaicos produzidos com casca de ovo. Para isto, basta lavar bem as cascas, secar no forno e depois esmagar em pedaços pequenos. Feito isto, passe cola na tampa de uma caixa e aplique as cascas. Pinte com tinta plástica e está pronto! Você terá uma obra de arte feita de maneira simples e barata.

SEMENTEIRAS

A casca do ovo pode se tornar uma excelente sementeira para seus temperos. Coloque terra até a metade da casca e depois acrescente o tempero. Após é só apoiar a casca diretamente na terra. Para quem não sabe, a casca do ovo é biodegradável e a muda permanecerá em contato com o solo durante todo seu crescimento.

PÁSCOA

Quando a Páscoa chegar, você já terá a guloseima pronta. Faça um furo no ovo e retire a clara e a gema. Lave com bastante cuidado para não quebrar e seque no forno. Assim que estiver bem sequinha, recheie com confetes de chocolate e feche com papel de seda. Pinte os ovos com canetinha hidrocor. Faz o maior sucesso entre a criançada.

ÓTIMO AFIADOR

Moa as cascas dos ovos no liquidificador e as lâminas deste importante eletrodoméstico ficarão afiadas outra vez.

PÓ DAS CASCAS

O pó formado pelas cascas dos ovos depois de passarem pelo liquidificador se torna muito rico em cálcio. Incremente a farinha de bolos e pães com o pozinho! Se sobrar, guarde em um vidro em temperatura ambiente.

PÓ NO CAFÉ

Algumas pessoas não podem beber café devido a sua acidez. Contudo, a casca do ovo possui o Ph alcalino, neutralizando a acidez. Basta colocar uma casca no filtro da cafeteira e pronto! O sabor permanecerá o mesmo e você poderá tomar seu cafezinho numa boa.

ABRASIVO DO BEM

Use as cascas do ovo para limpar panelas e frigideiras. Esmague um punhado delas e coloque na esponja já com o detergente. Então é só esfregar. Você irá perceber que a higienização ficará igual como se houvesse sido feita por uma palha de aço.

TERRA FÉRTIL

Ponha casca de ovo junto com a decomposição de resíduos orgânicos. Sua horta agradece.

SEM PRAGAS

Pragas como lesmas e lagartas podem danificar suas plantinhas. Para impedir que elas cheguem perto dos seus vasos, distribua cascas de ovo esmagadas ao redor das plantas. A acidez causada nas plantas manterão as pragas longe.

PICADAS DE MOSQUITOS

É difícil escapar das picadas de mosquitos no verão. Para dar um fim à coceira e vermelhão, prepare uma receitinha básica: lave a casca do ovo muito bem e depois que estiver seca, esmague-a. Coloque por dois dias de molho em um recipiente com vinagre de maçã. Aplique na região atingida. O alívio vem logo.
Agora você já sabe. Lugar da casca de ovo não é mais no lixo!

2 Comentários

Deixe sua resposta

Deixe uma resposta