Proteja sua saúde com o caqui

Há pessoas que em um primeiro momento confundem o caqui com um tomate. Realmente, o formato de ambos são bem parecidos e os benefícios para quem o consome também. O caqui não é uma das frutas mais populares, mas, sem dúvida, deve ser incluída no seu cardápio. Abaixo confira todas as vantagens desta frutinha saborosa:

FONTE DE VITAMINA C

Com o friozinho chegando, nada melhor que turbinar o sistema imunológico do organismo. O caqui é rico em vitamina C, protegendo contra gripes e resfriados. A vitamina E também se faz presente e protege a pele dos temíveis radicais livres.

CORAÇÃO FORTE

Em sua composição fazem parte o betacaroteno e licopeno, nutrientes cuja ação antioxidante garante um bom combate contra os radicais livres e afastam os riscos de problemas no coração.

BETACAROTENO

O betacaroteno no organismo se transforma em vitamina A. Esta vitamina é grande auxiliar na proteção aos olhos, deixa a pele viçosa e as unhas fortes. O caqui é poderoso!

CÂNCER DE PRÓSTATA

Atenção, homens! O caqui é rico em licopeno e esta substância ajuda a combater o câncer de próstata graças aos seus efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios. Invistam nesta frutinha!

FIBRAS

O caqui possui uma grande quantidade de fibras e o seu intestino agradece! Também é útil para quem precisa perder peso, uma vez que as fibras conferem bastante saciedade e diminui a vontade de comer açúcar e alimentos processados.

QUANTIDADE DIÁRIA

Um caqui por dia, aliado a uma alimentação balanceada, garante todos os benefícios ao organismo. Cada 100 gramas possui 127 calorias. Mas não exagere no consumo. O caqui contém uma grande quantidade de tanino. Por causa disso, se você comer a fruta sem nada no estômago pode ter diarreia.

ATENÇÃO, DIABÉTICOS

O caqui possui elevada quantidade de açúcar (frutose). Portanto, quem sofre de diabetes, deve consultar seu médico antes de incluir a fruta no cardápio.

COMO ESCOLHER

É muito comum vermos caquis molinhos, com uma aparência não muito boa. Assim não dá nem vontade de comprar, não é mesmo? A fruta é típica do outono, época em que eles ficam mais frescos, mais doces e com preço acessível. Ao comprar, opte pelos lisos, firmes e com o tom de vermelho uniforme. O caqui maduro deve ser armazenado na geladeira por no máximo cinco dias. Quando verde ainda, deixe amadurecer naturalmente longe da refrigeração. Não se esqueça de lavar o caqui somente quando for consumi-lo. Lavá-lo e guardá-lo na geladeira fará com que a fruta dure menos.

Deixe um comentário