Como emagrecer com a dieta anticortisol

O hormônio cortisol pode provocar acúmulo de gorduras no abdômen.

Você já deve ter ouvido escutar que o estresse engorda. Esta afirmativa está bem perto da verdade. Quando a pessoa está nervosa além da conta, passa muito tempo sem comer ou come demais devido à ansiedade. Por causa disto o hormônio cortisol, produzido pelas glândulas adrenais, se eleva e se torna um problema para quem quer perder peso. Além do estresse, o cortisol dispara também por causa da cafeína, jejum prolongado, má qualidade do sono, consumo de álcool, aditivos químicos e sobrepeso.

Veja o que acontece quando o cortisol está em níveis elevados no organismo:

– Não permite que a substância leptina, responsável pela sensação de saciedade,funcione regularmente;
– Retém líquidos;
– Produz mais gorduras, favorecendo seu acúmulo na barriga;
– Diminui os níveis de serotonina e dopamina. Estes dois neurotransmissores inibem a vontade de comer carboidratos.

A boa notícia é que existem alguns alimentos que ajudam a manter o cortisol estável. Conheça quais são eles:

ABACATE

Possui uma substância chamada beta-sitosterol, responsável por inibir a liberação do cortisol. Ajuda também a eliminar a gordura no abdômen. Comatrês colheres de sopa por dia.

FRUTAS CÍTRICAS

Anote! Frutas como limão, kiwi, acerola e laranja são fontes de vitamina C e auxiliam as glândulas adrenais a funcionarem direitinho. Coma duas unidades todos os dias.

FOLHAS VERDE-ESCURAS

Invista em vegetais como brócolis, espinafre e alface. Ao consumir regularmente estes alimentos, o cortisol diminui seus índices no organismo. Quem anda muito estressado, recomenda-se colocar mais alface no prato, já que ele atua como um calmante natural. Coma duas colheres de sopa duas vezes por dia.

CHÁ-VERDE

Antes já falamos sobre a dopamina. Pois o consumo do chá verde ajuda a elevar os seus níveis no organismo, conferindo mais disposição, bem-estar e redução da vontade de comer carboidratos. Beba três xícaras de chá por dia.

IOGURTE

Cada vez mais os médicos recomendam o consumo de iogurte. As bactérias presentes neste produto favorecem a produção dos neurotransmissores, proporcionando um maior relaxamento. Coma um pote de iogurte todos os dias (200 ml).

LINHAÇA E CHIA

Sem dúvida, não podem faltar no seu cardápio. O ômega 3 presente nestes dois ingredientes tem um papel importante na regulação das glândulas adrenais. Com isto, o cortisol se mantém sob controle. Além disso, ambos possuem magnésio, importante auxiliar para manter as emoções estabilizadas. Consuma uma colher de sopa por dia.

AVEIA

As fibras presentes neste cereal ajuda a limpar toxinas presentes no organismo e que causam o aumento do cortisol. Consuma duas colheres de sopa diariamente.

ARROZ INTEGRAL

Estimula a produção da dopamina e por isto eleva a sensação de bem-estar. Coma de três a quatro colheres todos os dias.

Além de uma boa alimentação, mantenha hábitos de vida saudáveis. Pratique exercícios físicos e outras atividades relaxantes. A vida passa muito rápido para vivermos estressados, você não acha?

2 Comentários

Deixe sua resposta

Deixe uma resposta